h1

Dilema

octobre 27, 2009

E sério. Gente, estou tendo problemas pra decidir qual rumo tomar em relação ao meu trampo.
O fato é que ha mais ou menos um mês, um mês e tanto, comecei a trabalhar numa agência em Cannes (não lembra? clique aqui). A agência é nova, está começando (leia-se « ta foda »), tal. O esquema então, é o seguinte:  eu trabalho for free (leia-se das 9:00 às 18:00 ou mais) ganhando unicamente meu almoço. Quando cair grana (a agência trabalha com concursos de projetos públicos, por isso demora), eu passo a ser paga. O fato é que a arquiteta não quer prometer uma remuneração que possa vir a sair do bolso dela caso a entrada de honorários falhe. Isso, eu até entendo, por isso que eu topei. Além do mais, a vantagem que eu vi na época foi essa: eu posso ficar sem ganhar por um mês, mas se no próximo tiver mais projetos, eu posso até fazer parte da equipe, e ganhar uma porcentagem sobre os honorários, o que representa uma vantagem bem maior que qualquer salário. Sem contar que depois, eu posso usar o projeto como referência para o meu trabalho. Interessante, até, não?

Deu pra seguir até aí?

Essa semana, uma coisa mudou. Ela conversou com uma amiga advogada, que a deve ter alertado sobre o risco desse tipo de plano « borderline legal », e ela me veio com a ideia de me pegar como estagiária. SO QUE estagiários em tempo integral por um período de mais de três meses consecutivos (o que é meu caso) devem ser pagos de 1/3 do salário mínimo, o que da uns 390€.
Eu aqui com meus botões pensei que é melhor que nada. SO QUE (bis) com o status de estagiaria, eu não posso constar na equipe de arquitetos dos projetos, ou seja: não vou poder usar nada do que eu fizer na agência como referência no futuro.

Ainda está  comigo?

ENQUANTO ISSO, hoje me liga uma agência um pouco mais longe, querendo pagar 1700 por mês nítidos (leia-se limpos, depois de dedução de impostos). Vou encontrar-me com eles sexta feira pra ver o que que pega.

A pergunta é: o que você acha que devo fazer? Permanecer com a arquiteta que me pegou sob suas asas pra me « iniciar » ao mundo dos projetos públicos? Com que me entendo bem, e tal? Mas ganhando uma merda de remuneração? Ou apostar nessa nova agencia, ganhar mais, e deixar na mão a agência onde estou?
Continuar estagiária, ou me assalariar? Ai, ai… muitas perguntas. Claro que eu vou ter mais elementos pra decidir depois da reunião sexta feira, mas por enquanto, alguém tem um conselho?

4 commentaires

  1. Acho que devias conversar francamente com a tua chefe atual, dizer que « não tá fácil pra ninguém » e que 1 mês sem salário passa, mas precisas de uma garantia pros próximos, saca? Nem que eles te paguem acumulado um pouco depois.. talvez assinar algum contrato só pra vc ter certeza que não vais sair de mão abanando.. e claro, expõe essa oportunidade de emprego, ganhando bem (suponho) e tal.

    Boa sorte =)


  2. Je pense que c’est tout à ton honneur de vouloir être réglo avec celle qui t’a aidé, mais qu’il y a un moment où il faut savoir avancer. Tu devrais sincèrement lui parler, lui dire que tu as une autre proposition (sans rentrer dans les détails) qui te propose un vrai salaire et que tu es embêtée parce que tu aimes bien ton travail actuel, l’équipe, etc, mais que tu as besoin d’argent pour vivre! Peut-être qu’alors elle fera un effort de trouver une solution plus viable pour te garder…? ou pas…
    En tous cas tu verras ton ressenti face à l’entretien de vendredi…ça va aider.
    Bon courage!


  3. Creio que já é tarde, porém… experiência própria, fiquei na empresa que estou durante três anos, com a esperança de ser promovido, e fui, depois de TRÊS anos, é legal, fui reconhecido, porém não tive nada além dessa experiência e agora para sair e achar algo melhor fica mais foda, não sei, creio na possibilidade de vc buscar mais experiências possíveis e montar uma bela apresentação profissional para se ter orgulho!!
    espero ter ajudado


  4. Bom saber que todos os palpites apontaram para a mesma solução que eu tomei: aceitei o contrato e sai da agência. Vou escrever mais sobre isso num post inteiro. Mas hoje sei que fiz muito bem: hoje descobri que o « blues » que eu sentia todos os dias era devido ao clima la na agência, que era um mar de pessimismo que não me fazia bem, além de não pagar minhas contas…



Laisser un commentaire

