h1

Mary’s World Tour: parte 1

juin 28, 2009

De Bordeaux à Paris Nice

Olà! Vou começar uma série de posts pra poder manter todo mundo « au courrant » das coisas à medida em que elas acontecem, porque ficar repetindo 20 vezes, é legal, mas… mentira: é um saco.

Bom, como diria minha amiga Marivone, senta, que la vem historia (e historia sem acentos graficos, adapte-se como eu tenho que me adaptar, não vai encher o saco, hein!).
Como eu jà tinha comentado mil vezes por aqaui, esse era meu ano de diploma. Ano de diploma significa varias coisas:
1- Realisar um estàgio de no minimo 2 meses em agência: check
2- Devolver um relatorio de estagio de no minimo 30 paginas: check
3- Terminar a tese do Mémoire (leeembra, aquela historia de pesquisa sobre « casas de arquiteto »?): check
4- Validar todos os exames de teoria da arquitetura contemporânea: check
5- validar o PFE: projeto de fim de estudos: che… um uncheck so far

O bostaço todo começa em torno dessa merda de PFE: a data da minha apresentação é marcada pra dia 30. Segunda passada, os profs marcaram um ultimo encontro, pra ver nosso andamento. Eu estava até que bem na fita, visto q 8 dias antes, jà tinha realisado 90% dos documentos graficos, faltando somente a maquete e o layout de apresentação: super fazivel.

Agora, você jà ouviu falar numa tal de crise? Eu jà, assim, de leve… Dizem que é do mal, tal… pois é: se pra mim os efeitos da crise ainda ficavam ocultos, acabei levando o primeiro tapa na cara crisal segunda-feira mesmo: por ordens ministeriais, as escolas estão sendo aconselhadas a manter o maior numero de alunos possivel nas escolas, e validar o minimo de diplomas possivel, esse ano. POrque? Oras, pra não inflarmos as estatisticas do desemprego!! Quanto otimismo, não?
Resultado? A Maryzinha, com todos os docs prontos, e podendo se orgulhar deestar adiantada no trabalho pela primeira vez na historia dos estudos de arquitetura, teve de ouvir que era melhor apresentar o projeto ano que vem, porque: « sabe como é? Tem umas pontes térmicas no seu corte, e não estou seguro de que uma cobertura em zinco possa ser tão fina ». Humn… Alo?? E daih? Avisa que eu mudo, babaca! Ainda tenho UMA SEMANA!!! Mas não. Não: « vai ficar dificil mudar isso em uma semana ». O cara realmente não sabe o que é uma « charette »!

No fim, sai arrasada (eu e os outros 3 do nosso grupo de 5 alunos: sim, é isso mesmo: so uma pessoa vai poder apresentar) e pensei: agora fodeu!

Gente, fodeu poraue eu tinha olanejado de me mudar pra Paris com minha irmã, e trabahar como arquiteta (mão de obra barata) em alguma agência, mas não: agora não mais. Vou ter de me contentar de trabalhar como estagiària mais um tanto, ganhando metade de que um inutil servindo cerveja em bar. Awsome! Deixei Paris de lado, porque sou muito fresca pra passar perrengue numa cidade tão chata. Paris, é com grana, ou não é.

Mudança de planos total: Côte d’Azur!! back to the source. Vai ser legal também, vou morar com o namô, pertinho da minha avo que ficou viuva esse mês. I go with the flow, vendo o lado positivo das coisas.

Pronto, gente, vcs ja tao atualisados.

Ah, e charette é o termo q a gente usa no meio arquitetônico da França pra dizer que estamos atrasados/estressados com uma apresentaçao. Ainda não descobro equivalente no Brasil.

3 commentaires

  1. Pera… Ufa… Lí! E eu aqui falando em problemas… Menina, quanta coisa de uma vez só! Tou boba… E que história é essa de manter os alunos? Que troço interessante… Aqui não tem isso… Com as universidades particulares o que eles mais estão fazendo é mandar o povo para o mercado de trabalho saturado! Ai…

    Bem, boa sorte! Eu estou arrumando os cacos da decisão que tomei… Tentando contar as moedas no fundo das gavetas para arrumar as coisas e… Vamos lá!!!!
    😉
    bjosssssssssssss
    Toda sorte do mundo, menina!!!


  2. Tou ansiosa pela Parte 2 dessa história!
    😉


  3. A parte 2 vai ser Nice-Madrid de Low Cost… sempre rende umas boas historias, essas coisas… Té la!



Laisser un commentaire

