h1

Descubra música francesa não-cafona

décembre 1, 2008

Learn FrenchAntes que a galera aqui da França caia matando: eu não estou com o intúito de apresentar uma lista « consensuelle » que possa ser representativa de todo um gênero musical! Claro que não. Mas depois de ter dado aula em escola de idiomas, de ter conversado com brasileiros francófilos (existe isso?), desses que « A-DO-RAM » a França/a língua francesa, dá sempre uma dózinha perceber que a cultura musical se resume em La Vie En Rose.

Então vou submeter uma listinha de sugestões pessoais (e, com isso, polêmica) para quem quiser abrir um pouco o repertório. Não estão em ordem de preferência nem nada, e quem quiser adicionar títulos, be my guest.

Com vocês, lá vai uma série, com letras fáceis de entender:

– Au Suivant, reprise de M do clássico de Jacques Brel (escute o CD com essa faixa aqui)… Aliás, com M, não tem muito como se decepcionar

Ta Douleur, de Camille

Voilà, Jeanne Cherhal

T’es Beau (cuidado que o vídeo não ajuda) ou Tita (meio bossinha, mas não achei link) de Pauline Croze

Alguma do Tété, como Fils De Cham, ou Love Love Love (tão nessa lista do link)

Tout Petit, de Tarmac

Pour un Oui, POur un Non, de Louise Attaque (tá, essa é velha, mas é um clássico!)

Ulysse, de Ridan (vai que agrada?…)

– Alguma do Renan Luce, como Monsieur Marcel ou La Lettre

– Pra quem gosta de um reggaezinho : Comme un Océan de Les Fatals Piquard, ou Tryo com Toi et Moi ou qualquer outra (l’Hymne de Nos Campagnes, gostando ou não, já virou cult!)

– Vanessa paradis (a autora do que acabou virando « Vou de Taxi ») que tá bem legal no CD novo

J’traine des Pieds, Olivia Ruiz

B-B Baise-Moi, de Anais (ou outra, não soube escolher…)

Je les veux toutes, de Thomas Dutronc (tá bom, essa pode parecer cafona… mas a letra é bem feitinha)

– Pra citar o que eu realmente adoro, não poderia faltar Emilie Simon! Tente Désert, ou Fleur de Saison, ou sua maaaaaravilhosa versão de I Wanna Be Your Dog (oops, essa é em inglês…), ou…! Vix, poderia pasar horas.

– Emily Loizeau, Je Suis Jalouse.

L’indécision ou Tout Va Pour Le Mieux (muuuito fácil de entender), de Da Silva

Sur La Route de De Palmas (aff, velha tb, mas tá bom)

Gente… cansei… quem sabe eu mando outra se interessar uma galera. E se você ficou decepcionado porque eu tirei La Vie En Rose pra Coitada, fique com uma versão que ARRASA!

Ah, PS: eu sei que pra muitos, música francesa tb é sinônimo de Rap, mas por aqui dá indigestão, me perdoem a penúria nessa lista.


8 commentaires

  1. Amamos música francesa não-cafona,rs!


  2. Nossa adorei o blog…nao posso deixar de seguir.
    Ja vou pegar todas essas musicas pq fiquei ansiosa para ouvi-las.
    Muitoo obrigada pela dica… semana passada ouvi uma bem breguinha na aula de frances , é um alivio saber das coisas boas.
    beijos


  3. Ahh! Que ótimo que serviu para o uso de alguém (mesmo se não podemos dizer « nooossa, que espontânea foi sua vinda, né? hehe). Que bom que gostou, e volte sempre: pode filtrar os posts por idioma quando vier.


  4. Põe mais músicas, a lista tá ótima!!!


  5. Olha, de novidade, Sliimy anda bem bacana… Wake up, por exemplo, dá um show… é em inglês, though… (http://www.myspace.com/sliimy)


  6. […] vou aproveitar os comentários daquele post sobre música francesa pra dividir com vocês o (nem tão) novo queridinho do meu iPod. O nome dele é Sliimy, e […]


  7. Olá,

    Também gosto muito de ouvir o seguinte (letras em francês, mas não necessariamente da França):
    Zazie, Claire Diterzi, Keren Ann, Amadou & Mariam, Amelie-Les-Crayons, Anabase, Berry, Camille Bazbaz, Coralie Clément, Françoiz Breut, Soha, etc.

    Do que você postou aí, algumas eu não conheço, vou procurar. Obrigada pela dica😉

    Abraços,
    Carol


  8. Zazie eu gostei mais, um tempo atras..acho que descolar a discografia inteira dela nao foi uma boa idéia pq acabei enjoando… Keren Ann, ADORO!! Os outros, nao conheço!! Oba! Vou colocar tudo no Deezer e te conto se gostei!🙂



Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s

%d blogueurs aiment cette page :